História de Fortim

por Interlegis — última modificação 20/12/2023 13h38
Origem do Topônimo: variação de fortinho. Gentílico: fortinense

HISTÓRIA DE FORTIM

Origem do Topônimo: variação de fortinho.

Gentílico: fortinense

Em suas origens, consta como fruto da Proto-História do Ceará, tendo sido fundado por Pero Coelho de Souza, quando de sua malograda Expedição de 1603. No itinerário Paraíba, Ibiapaba e por conveniência de ordem regimental, baixou em acampamento exatamente nessa parte costeira, demorando-se o tempo necessário ao engajamento de tropas indígenas locais.

Por ocasião do retorno, miseravelmente abatido e destroçado, acampou no mesmo local, conduzindo apenas dezoito soldados mancos. Desolado, buscou o itinerário que o levaria à Paraíba, onde esperava encontrar apoio. Sem nada conseguir, retorno ao ponto de origem trazendo em sua companhia D. Maria Tomázia, sua mulher e cinco filhos menores. Fundou, então ou denominou o precedente Forte São Lourenço de Forte Nova Lisboa ou Nova Lusitânia.

Ao cabo de algum tempo e sem esperanças de apoio, resolveu buscar a Fortaleza dos Reis Magos, onde certamente seria acolhido. Deixou como lembrança histórica, além do Forte, algumas peças de artilharia, nascendo desse desastre o lugar posteriormente crismado de Fortim.

De volta ao litoral, o capitão-mor determinou a fundação às margens do Rio Ceará, do Forte de São Tiago e o povoado de Nova Lisboa, batizando a capitania de Nova Lusitânia. Ficou pouco tempo por ali. Os índios revoltados com o comportamento brutal dos europeus passaram a atacar o fortim.

O açoriano retira-se então para o Rio Jaguaribe, erguendo nas margens deste o Forte de São Lourenço.

Contudo, sofrendo os efeitos da pesada seca de 1605 a 1607 (a primeira registrada na histografia local), abandonado por vários de seus soldados, não recebendo a ajuda prometida pelo governo geral e atacado pelos indígenas, Pero Coelho se viu obrigado a sair do Siará em dolorosa caminhada, na qual pereceram de fome e sede alguns soldados e seu filho mais velhos.

Dirigindo-se ao forte dos Reis Magos em Natal e depois Paraíba e Portugal, Pero Coelho morreu em Lisboa alguns anos depois. Fracassava assim, a primeira tentativa de colonizar o Siará Grande, mas a excursão pioneira de Pero Coelho deixou como lembrança histórica, além do Forte de São Lourenço, algumas peças de artilharia, e as raízes do lugar posteriormente chamado de Fortim.

 

EVOLUÇÃO HISTÓRICA ADMINISTRATIVA

 

Distrito criado com a denominação de Canoé, pela Lei nº 1271, de 29 de maio de 1934, subordinado ao Município de Aracati.

Pela Lei nº 386, de 14 de outubro de 1937, o distrito de Canoé passou a denominar-se Fortinho.

Em divisões territoriais datadas 31 de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937, o distrito já denominado Fortinho figura no Município de Aracati.

Pelo Decreto Estadual nº 448, de 20 de dezembro de 1938, o distrito de Fortinho passou a denominar-se Fortim.

Em divisão territorial datada de 01 de julho de 1960, o distrito já denominado Fortim, permanece no mesmo Município de Aracati. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17 de janeiro de 1991.

Elevado à categoria de município com a denominação de Fortinho, pela Lei Estadual nº 11.928, de 27 de março de 1992, desmembrado de Aracati.

Sede no antigo distrito de Fortim. Constituído do distrito sede. Instalado em 01 de janeiro de 1993.

Pela Lei Municipal n 035, de 05 de julho de1993, são criados os distritos Barra, Campestre, Guajiru, Maceió e Viçosa.

Em divisão territorial datada de 01 de julho de 1995, o município é constituído de 6 distritos: Fortim, Barra, Campestre, Guajiru, Maceió e Viçosa.

 

ALTERAÇÕES TOPONÍMICAS DISTRITAIS

 

Canoé para Fortinho alterado, pela Lei nº 386, de 14 de outubro de 1937.

Fortinho para Fortim alterado, pelo Decreto Estadual nº 448, de 20 de dezembro de 1938.


ASPECTOS GEOGRÁFICOS E MUNICÍPIO CIRCUNVIZINHOS

 

Fortim com uma área de 280,18 km² (IBGE/2022), representando 0,19% da área total do Estado possuindo uma atitude média de 11m acima do níveo do mar, se localizando a 111 km da capital. Está localizada no bioma da caatinga, na porção leste do estado, possuindo as seguintes coordenadas geográficas, com latitude 4º 27’ 07” Sul 37º 47’ 50” Oeste, o município de Fortim está inserido em baixa latitude, o que lhe confere como na maior parte do país, características tropicais, devido à proximidade da linha do Equador.

Apresenta clima Tropical Quente Semiárido, com uma média pluviométrica de 1.435,28mm anuais, fortemente influenciado pela continentalidade, apresentando temperaturas elevadas de 26º a 28º C e uma quadra chuvosa concentrada nos meses de janeiro a maio (verão-outono).

 

Apresenta os seguintes limites:

Norte: Oceano Atlântico, Beberibe.

Sul: Aracati.

Leste: Aracati, Oceano Atlântico.

Oeste: Beberibe, Aracati.

Bioma: Caatinga

Pertencente ao Sistema Costeiro Marinho

Hierarquia urbana: Centro Local

Região intermediária: Quixadá

Região imediata: Aracati

Mesorregião: Jaguaribe

Microrregião: Litoral de Aracati

 

RELEVO

 

A topografia do município é plana, com tabuleiros pré-litorâneo pouco ressaltado da planície fluvial e do campo de dunas costeiro; as altitudes são inferiores a 100m. Os tipos de solos que ali ocorrem são solonchak e as areias quartzosas distróficas, tendo desenvolvida vegetação de gramíneas e ervas nas dunas floresta à retaguarda das dunas, mistura de espécies de matas serrana e da caatinga nos tabuleiros, e ainda manchas de matas ciliares e vegetação de mangue. O município faz parte da região hidrográfica do Baixo Rio Jaguaribe, que por ela passa.

Sob o aspecto geológico, são mapeados na área sedimentos areno-argilosos com níveis conglomeraticos do Terciário/Quaternário, dunas e aluviões, do Quaternário.

As falésias são importantes morfologias no contexto paisagístico costeiro cearense, configurando-se em escarpas abruptas e instáveis nas zonas costeiras, influenciadas pelo fluxo eólico, pluvial e, principalmente, marinho, tendo sua formação associada, principalmente, à deposição dos sedimentos do Grupo Barreiras.

No litoral de Fortim, as falésias estão distribuídas na planície litorânea e ao longo da margem esquerda do rio Jaguaribe, onde se pode notar maior adensamento populacional e concentração de infraestruturas associadas ao veraneio e ao turismo.

O seu litoral de falésias, compartimentado em três setores de estudo, que ocupam no total uma área de 7.089,3 hectares (70, 89 km²), para a qual se realizou análise da dinâmica paisagística de modo integrado, relacionando os aspectos físico-ambientais às condições socioeconômicas, a fim de contribuir para um planejamento e gestão ambiental que sejam compatíveis com a realidade em questão.

As falésias de Fortim são formadas por rochas do Grupo Barreiras e em alguns setores estão associadas às rochas da Formação Tibau; em geral, são constituídas por areias médias e arenitos fortemente cimentados. Em relação às formas de uso e ocupação no litoral, foram identificadas atividades desenvolvidas em Áreas de Preservação Permanente, como a carcinicultura na planice fluviomarinha do Rio Pirangi, loteamentos e segundas residências, principalmente, nos topos de falésias, que contribuem, sobretudo, para a descaracterização da paisagem e na privatização do espaço.

 

RECURSOS HÍDRICO

O Município de Fortim está inserido nas regiões hidrográficas do Baixo Jaguaribe e das Bacias Metropolitanas, e tem como principal drenagem na região o rio Jaguaribe. Por sua proximidade com o litoral, é caracterizado pela presença de áreas de inundação e lagoas, Bacia do Baixo Jaguaribe.

Tem uma área de drenagem de 6.875 km², correspondente a 4,64% do território cearense, sendo o rio Palhano o principal afluente do Jaguaribe nesse trecho. Esta bacia é composta por 9 municípios. Nessa região, o Rio Jaguaribe é perenizado pelos açudes do Médio e Alto Jaguaribe, bem como das bacias dos rios Salgado e Banabuiú.

Essa bacia apresenta uma capacidade de acumulação de águas superficiais de 25.050.893 milhões de m³, tendo um único açude o Santo Antônio de Russas gerenciado pela COGERH. A oferta hídrica gerada pelos sistemas aquíferos da bacia, são: Bacia sedimentar Potiguar, Aluviões Cristalino e Dunas.

 

VEGETAÇÃO

O município está inserido dentro do complexo vegetacional da zona litorânea, floresta mista dicotilo-palmaceae (mata ciliar com carnaúba) e floresta perenifólia paludosa marítima (mangues).

 

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

 

FORTIM, SELO UNICEF ENTRE OS ANOS 2017-2020.

Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

Ao aderir ao Selo UNICEF, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A adesão ao Selo UNICEF é espontânea.

O Selo UNICEF contribui para o alcance de 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global acordada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas até 2030.

 

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE

 

Diligenciar de forma direta ou mediante convênio a realização de medições, coleta de amostras e efetivação de exames laboratoriais para fins de levantamento, diagnóstico e laudos ambientais. Estabelecer diretrizes para a proteção dos recursos hídricos no âmbito Municipal, as quais definirão as normas e padrões de uso e manejo em consonância com a Legislação Estadual e Federal.

Exercício do Poder de Polícia nos casos de infração às normas constantes desta Lei ou de regulamentos e normas correlatas expedidas pelo Poder Público Municipal, bem como nos casos de verificação de inobservância dos padrões ou regras estabelecidas no âmbito do SISMMA, a ser posteriormente estabelecido por meio de lei.

Expedição de Normas Técnicas, Instruções e Padrões de Proteção, Conservação e Melhoria do Meio Ambiente do Município de Fortim, observada a legislação Estadual e Federal no que lhe for aplicável, submetendo-se à apreciação do COMPAM quando assim for disposto.

Expedir pareceres ou laudos técnicos relativos aos pedidos de obras, localização e funcionamento de fontes e/ou atividades potencialmente poluidoras ou degradantes, de acordo com o estabelecido pelo SISMMA.

Expedir, mediante o devido processo legal, as notificações, interdições e embargos relativos aos danos e impactos ambientais detectados nos termos do estabelecido no SISMMA.

Instauração dos Processos Administrativos que visem a apuração de infrações decorrentes da inobservância da Legislação Ambiental, procedendo a lavratura dos respectivos autos de infração e aplicação das cominações e penalidades pertinentes ao caso, tudo em conformidade com o SISMMA.

Promoção e fiscalização da observância das normas e diretrizes inerentes à Política Ambiental Municipal. Proporcionar suporte técnico e administrativo ao COMPAM.

Realização de Estudos, levantamentos e avaliações pertinentes aos impactos ambientais, fontes poluidoras e degradação ambiental.

Realizar outras atividades pertinentes ao controle, preservação, conservação e educação ambiental que se façam necessárias à operacionalização da presente Lei. (Lei nº 604/2016).

Receber e processar os pedidos e recursos interpostos referentes às matérias de sua competência, dando ciência de suas decisões ao interessado e ao COMPAM.

Responder e formular consultas acerca de matéria de sua competência.

 

SECRETARIA DE ESPORTE, JUVENTUDE E LAZER

Desenvolver políticas públicas de Inserção dos jovens ao mercado de trabalho.

Estimular o empreendedorismo e protagonismo juvenil.

Elaborar políticas públicas de desenvolvimento do esporte profissional e amador.

Proporcionar lazer para toda a comunidade.

 

SECRETARIA DO TURISMO E CULTURA

Implementar o plano de desenvolvimento turístico participativo.

Realizar a elaboração sistemática de pesquisas sobre a oferta e a demanda turística.

Tomar medidas específicas, a fim de capacitar profissionais envolvidos com a área de turismo.

 

PREFEITO E VEREADORES

O Prefeito de Fortim, Naselmo Ferreira (MDB), tomou posse (10/01/2021). Além dele, 11 vereadores assumem o cargo na Câmara Municipal para a legislatura 2021-2024. O Prefeito Naselmo de Sousa Ferreira tem 46 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de prefeito e tem ensino médio completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 147.466,61. Já o vice Igor Ciriaco (Igor Ciriaco da Costa), do PL, tem 25 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de vereador e tem ensino médio completo. Ele não declara nenhum bem como patrimônio.

O prefeito e os vereadores do município foram eleitos em novembro de 2020. A maior bancada da Câmara será do MDB, com 6 vereadores.

Cabe ao prefeito decidir onde aplicar os recursos repassados ao município pelo Estado ou pelo governo federal e como administrar o que é arrecadado de impostos, como IPTU e ISS. Ele também é responsável pelas políticas de áreas como educação, saúde, moradia, transporte público e saneamento básico. Para isso, conta com secretários que são nomeados. O prefeito também precisa trabalhar junto com os vereadores, que representam os cidadãos no Legislativo municipal.

Os vereadores são responsáveis por elaborar e propor leis. Os vereadores podem decidir, por exemplo, sobre a criação de políticas públicas. E têm a obrigação de fiscalizar o uso do dinheiro pelo Executivo e analisar a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece as despesas do ano seguinte do município.

Há a possibilidade de vereadores deixarem os cargos para assumir funções na prefeitura. Quando isso acontece, o cargo é assumido por um suplente.

Os vereadores de Fortim vão representar 16.631 habitantes. A cidade cearense tem um PIB de R$ 157.605.824,00 e um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,624, segundo a última medição do IBGE, que é de 2010.

O IDH vai de 0 a 1- quanto maior, mais desenvolvida a cidade e tem como base indicadores de saúde, educação e renda. A média no Brasil é de 0,765, segundo dados de 2019 divulgados em 15 de dezembro de 2020 pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD).

 

VEREADORES ELEITOS

 

01. Orlando da Costa Oliveira, do PL, tem 62 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de comerciante e tem ensino fundamental incompleto. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 199.206,90.

02. Gerardo Correia da Silva Júnior, do PL, tem 42 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de motorista de veículos de transporte de carga e tem ensino médio completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 91.170,00.

03. Flávio Cavalcante de Lima, do PL, tem 42 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de empresário e tem ensino médio completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 175.000,00.

04. Kath Anne Meira da Silva Simonassi, do PL, tem 37 anos, casada, declara ao TSE a ocupação de advogada e tem superior completo. Ela tem um patrimônio declarado de R$ 100.700,00.

05. Marcos Cavalcante de Souza, do PL, tem 42 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de administrador e tem superior completo. Ele não declara nenhum bem como patrimônio.

06. Francisco Roberto Barbosa, do MDB, tem 47 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de servidor público municipal e tem ensino fundamental completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 30.000,00.

07. Carlos Alberto Scipião, do MDB, tem 59 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de vereador e tem ensino fundamental completo. Ele não declara nenhum bem como patrimônio.

08. Raimundinho Tomaz de Souza, do MDB, tem 43 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de servidor público municipal e tem ensino fundamental completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 56.000,00.

09. Diancarlos Monteiro de Souza, do MDB, tem 37 anos, é casado e tem ensino médio completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 26.853,23.

10. Márcia Vieira dos Santos Nogueira, do MDB, tem 52 anos, é casada e tem superior incompleto. Ela não declara nenhum bem como patrimônio.

11. Monique Ribeiro da Costa, do MDB, tem 37 anos, é divorciada, declara ao TSE a ocupação de advogada e tem superior completo. Ela não declara nenhum bem como patrimônio.

 

CÂMARA MUNICIPAL

A Câmara Municipal de Fortim exerce o Poder Legislativo do Município, e é composta por 11 vereadores que, eleitos pelos cidadãos no pleno exercício dos direitos políticos, por meio de sistema proporcional, representam toda a comunidade. A legislatura tem duração de 4 anos, cada um correspondendo a uma sessão legislativa. Harmônico com os demais poderes, Executivo e Judiciário, o Poder Legislativo preserva sua autonomia administrativa e financeira.

As reuniões da Câmara Municipal de Fortim ocorrem semanalmente em sessões ordinárias, extraordinárias e especiais, conforme dispõe o Regimento Interno da Casa. Salvo disposições contrárias previstas na Lei Orgânica do Município, as sessões do Legislativo Municipal são públicas, presente a maioria absoluta de seus membros, e as deliberações são tomadas pela maioria de voto.

 

DATAS SIGNIFICATIVAS E COMEMORATIVAS DO MUNICÍPIO

 

FESTA DO REISADO

As pessoas saem da Igreja Matriz e vão de casa em casa pedindo donativos para as famílias carentes da região.

Período: mês de janeiro.

Local: Fortim - sede.

 

CARNAVAL

O carnaval oferece desfile de blocos, é realizado na Praia de Pontal de Maceió, na Praça São Pedro e nas ruas com o Bloco Fortim é meu Forte, com músicas que marcaram a época de ouro dos desfies passados, com a presença de bonecos gigantes.

 

FESTA DE SÃO JOSÉ

Durante a festa realizam-se missas, quermesses, leilões, bingos, festas beneficentes, hasteamento da bandeira e novenas. A comemoração vem em detrimento da chegada do inverno, tendo em vista que São José é também o padroeiro do Estado do Ceará.

Período: dia 19 de março.

Local: Barra e Coqueirinho – Fortim

 

FESTA DA CIDADE

A festa do município tem uma programação variada e educativa com duração de uma semana que antecede o dia 27.

Período: dia 27 de março.

Local: Fortim - sede.

 

FESTA DA SEMANA SANTA

Realizam-se a Via Sacra, pelas ruas da sede do município, missas, confissões e vigília. Apresentação de peça teatral Paixão de Cristo pelo grupo cênico de Fortim.

Período: Semana Santa

Local: Fortim – Sede

 

FESTA DO MÊS DE MARIA

Na ocasião, fazem-se o hasteamento da bandeira e uma vigília. Bingos e missas acontecem no transcorrer das comemorações. Encerra-se com a coroação a Maria.

Período: 30 de maio encerramento festivo do novenário.

Local: Fortim - sede.

 

FESTA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

Durante a festa realizam-se missas, quermesses e novenas.

Período: 25 de maio.

Local: Pontal de Maceió - Fortim

 

FESTA DE SÃO PEDRO (CO-PADROEIRO)

A festa começa levando-se a bandeira de São Pedro pela comunidade em carreata, em seguida, iniciam-se as noites de novena, erguendo a bandeira de São Pedro. Cada noite, uma comunidade reza uma novena. Também são realizados leilões e uma procissão de barcos no rio Jaguaribe. Na ocasião, faz-se a retirada da bandeira. Bingos e missas acontecem no transcorrer das comemorações.

Período: dias 28 e 29 de junho.

Local: Fortim - sede.

 

FESTA DE NOSSA SENHORA DO AMPARO (PADROEIRA)

Realizam-se missas, quermesses, leilões, bingos, festas beneficentes, hasteamento da bandeira e novenas.

Período: dia 21 de setembro finalizam o novenário (feriado municipal).

 

A XXVIII EDIÇÃO DA REGATA DE JANGADAS DO PONTAL DE MACEIÓ

 

Em 18 de setembro, o Governo Municipal de Fortim através da Secretaria de Turismo e cultura realizou a tradicional Regata de Jangadas do Pontal de Maceió na sua XXVIII edição. Foi um belíssimo evento que bateu recorde de público. E como a nossa Regata é diferente, este ano teve a criação artística do artista pontalense, Deair Braga, que ficou à frente da pintura das velas das jangadas junto com artistas da terra com o tema Florescer! Foi uma verdadeira explosão de arte e cores. A XXVIII Regata de Jangadas do Pontal de Maceió também prestou uma singela homenagem ao grade Jean Michel que nos deixou esses dias, e muito fez pela comunidade do Pontal de pelo Município de Fortim.

O evento contou com o café da manhã dos pescadores à beira mar, circuito de velas em duas baterias com cinco categorias de embarcações e cerimônia de premiação.

Agradecemos aos pescadores, Colônia de Pescadores, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros Militares, Bombeiros Civis, Polícia Militar, PMTUR, a equipe que esteve à frente do evento e a todo o público que veio prestigiar a nossa Regata.

 

FATORES ECONÔMICOS DA CIDADE

A principal atividade econômica reside na pesca industrial, turismo e na agricultura de subsistência, destacando-se cultura de feijão, milho, mandioca, monocultura de algodão, banana, abacate, cana-de-açúcar e castanha de caju. Na pecuária extensiva sobressaem criação de bovinos, ovinos, caprinos, suínos e aves. O extrativismo vegetal.

Baseia-se na fabricação de carvão vegetal, extração de madeiras diversas para lenha e construção de cercas, além de atividades com oiticica e carnaúba. O artesanato de redes, bolsas, sacolas, chapéus-de-palha e bordados representa fonte de divisas para o município. Na área de mineração, a extração de areia, diatomito e argila (utilizados na fabricação de telhas e tijolos) encontra-se difundida no âmbito do município. A atividade pesqueira é desenvolvida industrialmente, visando o mercado interno e externo.

 

CARCINICULTURA VIVE MOMENTO DE EXPANSÃO NO LITORAL LESTE

 

Vem do mar uma promissora atividade para a economia local de Fortim: a carcinicultura, isto é, a criação de camarões em cativeiro. Trata-se de uma das atividades que tem colocado o município no mapa dos produtores e exportadores de camarão e lagosta do país. Um dos destinos litorâneos mais procurados do Litoral Leste do estado. O território é conhecido pela prática da carcinicultura que, por seu interesse socioeconômico, insere-se como um elemento fundamental no processo localizado na macrorregião.

Atualmente quase toda à produção brasileira de camarões ocorre em estados da região Nordeste (99,6%), sendo que o Ceará é o segundo maior produtor nacional, atrás apenas do Rio Grande do Norte. A produção de camarão no Ceará, cresceu 61% no primeiro semestre de 2021, com 4,732 toneldadas, segundo a Associação Brsileira de Criadores de Camarão (ABCC).

 

TURISMO

 

O Canto da Barra é uma das mais belas praias do país, banhada pelo Rio Jaguaribe, é onde encontra o mar, carinhosamente apelidada de “Onde o Rio Beija o Mar”, proporciona ao turismo uma das vistas mais lindas e com o grande poder de transmitir paz. O turista tem a possibilidade de desfrutar dos passeios de barcos que são oferecidos e passam por toda a extensão do Rio Jaguaribe.

O mirante da Barra, está localizado bem no centro da cidade e é ponto de parada para o turista fazer aquela bela foto pegando toda a extensão das belas e cristalinas águas do Rio Jaguaribe, bem como ter a visão privilegiada do encontro do rio com o mar, pedra do chapéu, mangues e as dunas.

O Mirante do Pôr do Sol, está localizado na Praia de Pontal de Maceió e fica à 6km do centro da cidade. Possibilita ao turista que nos visita um dos mais belos pôr do sol do Brasil e lugares fantásticos para belas fotos.

 

FESTIVAL GASTRONÔMICO INTERNACIONAL DO PONTAL DE MACEIÓ EM FORTIM

 

O Festival Gastronômico Internacional do Pontal de Maceió, segundo seus realizadores, é o retrato do povo da região. Representa o pescador, a marisqueira e o agricultor do município. Preparado cuidadosamente para oferecer aos visitantes uma experiência diferenciada, o evento, que aconteceu de 7 a 11 de setembro (2022), assegurou aos participantes, nos cinco dias de sua realização, o que existe de mais típico na gastronomia e na cultura da região.

Promovido pelo Escritório do Sebrae/CE no Litoral Leste, pela Associação de Gastronomia do Pontal de Maceió e pela Prefeitura municipal, o Festival Gastronômico chegou à sua segunda edição com uma estrutura que contou com Arena Gastronômica decorada, Mostra de artesanato, Oficinas gastronômicas, Espaço para a agricultura familiar, exposição artística e música de qualidade.

 

DEMAIS ASPECTOS GERAIS A RESPEITO DO MUNICÍPIO DE FORTIM

 

PARQUE ÉOLICO DE FORTIM

 

Em março de 2020, FURNAS e sua subsidiária Brasil Ventos energizaram o Complexo Eólico de Fortim, no Ceará. O empreendimento está instalado em uma área de 2.365 hectares do município de mesmo nome, localizado a 135 km de Fortaleza (CE), onde a média de velocidade do vento entre 6,60 e 8,10 m/s.

O Complexo de Fortim é composto por cinco parques eólicos, Parque Jandaia (27MW), Parque São Clemente (21MW), Parque Jandaia I (24MW), Parque Nossa Senhora de Fátima (30MW) e Parque São Januário (21MW), totalizando 41 aerogeradores de 3MW e 123MW de potência total instalada. As obras civis tiveram início em novembro de 2018 e o comissionamento foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A subestação Jandaia, que conecta o empreendimento ao Sistema Interligado Nacional (SIN), foi energizada em março de 2020 para permitir o início do comissionamento do complexo. O empreendimento contou com investimento da ordem de R$ 700 milhões do Banco do Nordeste e tem capacidade instalada de 123 MW, energia suficiente para atender uma cidade de 1 milhão de habitantes, como Ribeirão Preto (SP) ou Aracaju (SE).

Subsidiária de FURNAS, a Brasil Ventos foi criada em janeiro de 2016 com objetivo de participar em sociedades de geração de energia de fonte renovável, como eólica, solar e biomassa. Atualmente, os empreendimentos eólicos com participação da empresa estão localizados no Ceará, Bahia e no Rio Grande do Norte e, uma vez em operação, terão capacidade instalada de 615 MW, levando energia para 600 mil residências.

São eles: Complexo Eólico de Fortim (123 MW) no Ceará; Famosa III (120 MW) no Rio Grande do Norte; Complexo Eólico Aracaú.

Fonte: Editora SEC – Fortaleza – CE